Silêncio e Fé

Silêncio e Fé - O silêncio incomoda. Por mais paradoxal que pareça. Sim, o silêncio constrange, perturba, inquieta e nos desafia a quebrá-lo. Vivemos em meio a um burburinho. Sirenes, motores, vozes e caixas sonoras com potências desconhecidas pelo decibelímetro. Arrisco dizer que isso é só uma projeção dos barulhos internos que povoam a alma de cada um de nós. Num jogo de futebol, um minuto de silêncio, é apenas vinte ou trinta segundos. Num culto, a oração silenciosa de alguns minutos, torna-se, para muitos de nós, uma eternidade. Em casa, o vozear da televisão ou do rádio, desfaz o medo da solidão e do silêncio.Para nós crentes, há um silêncio ainda mais perturbador. O silêncio divino. Deus, às vezes, também silencia e o céu se cala. Eu, possivelmente como você, já vivi a experiência do silêncio divino. Davi também: "Deus meu clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego" (Sl. 22:2). A oração mais comum em tempos de quietude celestial é: "Ó Deus não te cales; não te emudeças..." (Sl. 83:1).Já orei por uma mulher seriamente enferma, não me lembro seu nome, mas me recordo que dias depois recebi a notícia de seu falecimento. Foi uma séria crise com o
silêncio divino, talvez com a audição divina. Afinal, antes de pensar que Deus não me
respondera, inferi que Ele não me ouvira. Mas logo, sobrenaturalmente, minha dúvida
quanto a suposta surdez de Deus se dissipou. Então, eu sabia que Deus havia me ouvido, mas ainda não entendia, porque não havia me respondido.Foi em meio às circunstâncias e experiências desse tipo que o conceito de fé se tornou mais nítido pra mim. Compreendi o significado da crise de Habacuque diante do silêncio divino: "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?" (Hc. 1.2), e da resposta de Deus conclamando o homem à fé: "... mas o justo viverá pela sua fé." (2:4). Teceu-se diante de mim o conceito de que fé é muito mais do que poder operador de milagres, é antes descanso num Deus soberano e bondoso. Caio Fábio disse certa vez que "ter fé, quando não há milagres, é um milagre maior do que ter fé para operar milagres". Portanto, a fé que agrada a Deus é muita mais do que o poder que opera o impossível, mas a convicção, que diante do soberano silêncio de Deus, não arrefece nem se amargura.Já me impressionei muito com testemunhos de milagres, eles ainda me comovem. Mas nada me fortalece mais do que ver crentes que, mesmo diante do silêncio, dores ou tragédias; continuam a confessar: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação." (Hc. 3: 17-18)

Igreja de Cristo em Boa Esperança - Parnamirim / RN, Fone: (0xx84) 36452421, Pastor Titular: Pr. Joel Medeiors.

3 comentários

Anônimo disse...

COMO SEMPRE TENHO APRENDIDO MUITO COM ESTES ESTUDOS , ESTAS MENSAGENS MARAVILHOSAS TIRO MUITO PROVEITO DE CADA UMA DELAS, MUITAS VEZES O SILENCIO SE FAZ NECESSARIO, MAS É TRISTE O SILENCIO QUANDO DEUS SE CALA PRECISAMOS REALMENTE TER FÉ O BASTANTE PARA AGUARDAR EM SILENCIO O QUE DEUS TEM PREPARADO PARA CADA UM DE NÓS, ESTE MINISTERIO A PALAVRA DO PASTOR JOEL TEM SIDO BENÇÃOS EM MINHA VIDA. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESTE MINISTÉRIO.

5 de junho de 2008 às 16:26
JOSE MARIA disse...

OLA AMIGO PASTOR.
PEÇO QUE CONTINUE BUSCANDO INSPIRAÇAO E RECEBENDO A GRACA DE DEUS PARA ABENÇOAR VIDAS.

ABRAÇO

JOSE MARIA

10 de junho de 2009 às 19:39
Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR pastor JOel! a igreja de CRISTO foi onde o SENHOR JESUS me chamou,aí mesmo em Parnamirim, hoje moro em CUBATÃO SP, e congrego na assémbleia de DEUS ministério de cubatão. com o pastor JOSIAS presidente do ministério. sempre que vou a parnamirim visito a igreja de CRISTO, até mesmo porquer fiz boas amizades, a gracinha eo iremar são umas das boas. a paz!

30 de junho de 2009 às 01:56

Postar um comentário

Ache Aqui...